Campeonato Brasileiro 2016 - Etapa

De 16 a 23 de abril, Itatiba, a 75 km da capital, recebe o 65º Campeonato Brasileiro de Ornitologia Amadora com mais de 4 mil aves domésticas e exóticas, promovido pela Federação Ornitológica do Brasil (FOB). 

Em show de cores e diversidade 4 mil aves disputam concurso por medalhas de ouro

Evento da Federação Ornitológica do Brasil será realizado em Itatiba

As aves exóticas estão entre as estrelas do campeonato, com as espécies diamante de gould, manon, mandarim, calafate e star finch, entre outras. Os agapornis, outro segmento presente na exposição, também poderão ser vistos. As espécies cana, liliane, nigrigenis, pullaria, fischer, roseicolis e taranta são algumas das que prometem chamar a atenção dos visitantes pela diversidade de cores e pelos bicos diferenciados.

Os psitacídeos também são uma atração à parte. Os visitantes poderão conhecer espécies como neophemas, rosela stanley, rosela eximius, rosela adscitus, calopsita, loris stela, ring neck, cacatuas e papagaio do congo. Os periquitos ondulados australianos completam o evento. A exposição é aberta a visitação pública, com entrada franca.

Julgamento

De 18 a 20 de abril, as aves passarão pelos rigorosos crivos dos juízes em área fechada. E a partir do feriado de 21 de abril (Tiradentes) o público poderá conferir o show colorido que as aves premiadas proporcionam em salão especial. As aves campeãs ganham medalhas de ouro e rosetas.

O evento oferece uma área com stands que comercializam gaiolas, bebedouros, comedouros, rações, vitaminas e diversos produtos veterinários.

Será uma oportunidade especial para os apaixonados pela criação de aves e também para curiosos que adoram observar o espetáculo da natureza, além de poder trocar ideias e conhecer um pouco mais sobre a criação de aves domésticas com criadores especializados e autorizados que estarão diariamente no recinto.

Números do campeonato

O Campeonato Brasileiro de Ornitologia é dividido em duas etapas: a primeira acontece de 16 a 23 de abril e a segunda está programada para ocorrer em julho. Além da presença de mais de 4 mil pássaros, há a expectativa da visitação de 2 mil pessoas e a participação de 120 criadores associados de 60 clubes de toda a parte do Brasil: como Fortaleza (CE), Santa Maria (RS), Florianópolis (SC), entre outros.

Sobre a FOB

A FOB é uma associação de clubes de aves domésticas e exóticas que agrega 4,5 mil criadores. A entidade presta orientação sobre condições adequadas para a ornitologia.

Há mais de 60 anos, a Federação concentra seus esforços para desenvolver a atividade brasileira em nível de excelência e graças à entidade o Brasil vem ganhando destaque no mundo.

O incentivo da FOB à criação de aves domésticas e exóticas permitida por leis nacionais é uma forma de luta contra o comércio e tráfico de aves silvestres originárias da fauna brasileira que são proibidos no Brasil.

 

 

 

 

 

Sugestão: em ano olímpico nada como observar os exóticos Diamante de Gould, Diamante Pealii, o Modesto e o Calafate em seu bailado de cores e delicadeza.

 Serviço:

65º Campeonato Brasileiro de Ornitologia – 1ª Etapa

De 16 a 23 de abril

Aves premiadas expostas a partir de 21 de abril

Horário: das 8h às 17h -  Sábado das 8h às 16h

Entrada:franca

Local: Centro de Eventos da FOB “Luiz Fernando Fachini Beraldi”

Endereço: av. Luciano Consoline, 1.500 – Rodovia do Contorno – Itatiba, SP

Estacionamento: gratuito

Alimentação: Lanchonete e restaurante no local

Contato para mais informações

Guido Nardi Neto – (11) 4524.4598/ 99170.0030